“Produtores não são culpados pelas queimadas”, diz Nestor Leonel
O vereador suplente, Nestor Leonel (DEM), passou a substituir o vereador licenciado, Otávio Garcia (DEM), na última segunda-feira (18). Ao assumir sua cadeira no Legislativo, Leonel disse que os incêndios em matas e canaviais de Barretos e região são criminosos e que a culpa não é dos produtores. Ele também defendeu proposta do vereador Carlão do Basquete (PROS), de realizar uma audiência pública para debater a questão das queimadas no município.
Nestor Leonel afirmou que o produtor rural não tem autonomia para fazer qualquer tipo de queimada. “Se a cana queimar, a usina pode não buscar o produto”, observou. Ele lembrou, também, que há lei federal que proíbe as queimadas.
Nestor Leonel explicou que existem fornecedores e arrendatários de cana. Se a queima acontecer na área dos fornecedores, são eles que são punidos e pagam a multa. No acaso dos arrendatários, a responsabilidade é da usina.
Nestor Leonel afirmou que, atualmente, as usinas estão adaptadas a colher só cana crua. “Os produtores rurais não podem levar a culpa de criminosos, incendiários, que estão acabando com a atmosfera, com a umidade do ar”, frisou. “Não é verdade”, completou.