Captação de água aumentou nos últimos 10 anos em Barretos

October 20, 2017

Em resposta a requerimento do vereador Paulo Correa (PR), onde o parlamentar questionou o volume de água fornecida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAEB) há 10 anos e o volume fornecido atualmente, o superintendente da autarquia, Silvio de Brito Ávila, informou que no ano de 2008 a captação de água era de 689.410 m³/mês e que, atualmente, o volume captado pela autarquia é de 825.058 m³/mês, o que significa um aumento 135.648 m³/mês (19,6%).

Considerando que no ano 2008, Barretos possuía cerca de 111 mil habitantes, a água captada significava 6.21 m³/pessoa. Atualmente, com uma população aproximada de 120 mil habitantes, a água captada representa 6.87 m³/pessoa.

Segundo a autarquia, as maiores captações de água estão localizadas na Estação do Pereira (45,40%), Poço do Zequinha Amêndola (14,88%), Poço da Rodovia (14,28%), Poço das Comitivas (10,10%) e Estação do Baroni (10,10%).

“Com o aumento do perímetro urbano surgiram novos loteamentos. Essa expansão exige que a infraestrutura cresça em igual escala, visando assegurar que a capacidade de captação seja proporcional à demanda, para que o sistema não entre em colapso e alguns bairros fiquem sem água, como vem acontecendo, especialmente nesta época de estiagem, na qual o fornecimento já é comprometido”, comentou o vereador.

“Há a necessidade de aumento dessa captação para que o abastecimento aconteça de forma segura aos munícipes barretenses, até em função de longa estiagem que verificamos ano a ano, e que vêm causando o rebaixamento do nível no Ribeirão Pitangueiras. Existe a necessidade de se preocupar com a conservação das nascentes, a revisão das outorgas concedidas ao longo do Ribeirão Pitangueiras, além do rebaixamento do nível do Aquífero Guarani”, frisou Paulo Correa.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Edição da Semana
Edição da Semana
Procurar por Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga o Jornal A Cidade
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

    Gostou da leitura? Então compartilhe

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com