Barretos recebeu audiência pública do Governo do Estado

August 10, 2018

 A segunda semana de reuniões das Audiências Públicas - LOA 2019 aconteceu na última terça-feira (7), na Câmara Municipal, em Barretos. Munícipes, autoridades e representantes de entidades regionais e coletivos prestigiaram o evento. Mais de 40 alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Paulina Nunes de Moraes também participaram da audiência.
Com base nas leis de Responsabilidade Fiscal e de Diretrizes e Bases Orçamentárias, a iniciativa visa apresentar à população o processo de planejamento do Estado, suas receitas e despesas, e identificar as demandas prioritárias de cada região, com o intuito de fomentar o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida dos paulistas.
O subsecretário de articulação com municípios, Dalmo Viana; a diretora do Escritório Regional da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, Maria da Graça Lemos; vereadores e prefeitos de outras cidades atendidas pela região, também prestigiaram o encontro.
Dalmo Viana agradeceu a participação de todos, em especial aos estudantes. “Eu fico muito feliz em ver a participação da escola nesse processo. Eu sou fruto do movimento estudantil e digo que vocês estão no caminho certo. É muito importante essa participação. E a nossa vontade é de ver esses alunos que estão nessa cadeira hoje, um dia, ocupando uma cadeira no governo”. 
Na oportunidade, o coordenador das audiências, Maurício Hoffmann, falou sobre arrecadação e gastos do governo, e também de como funcionam as audiências públicas. “Pertencemos ao mesmo estado, mas temos vida cultural e vida econômica totalmente diferente de uma cidade para a outra. Há regiões de São Paulo que prevalece o agronegócio, outras o pré-sal, e etc. Por isso, a importância da regionalização dessas audiências, para falarmos dentro do contexto local”, explicou.
O coordenador também fez um recorte sobre o cenário econômico da região de Barretos. A região representa 0,69% do PIB paulista e sua economia está dividida entre 6,9% para agropecuária, 24,8% para a indústria e 68,3% para o setor de serviços. Barretos também apresenta bons índices de Educação.
Os prefeitos da região reforçaram a necessidade de mais cursos técnicos profissionalizantes e mais investimento no Turismo, visto que este é um dos segmentos que mais cresce na região. Foi apresentada a proposta de duplicação de rodovias da região para que acompanhem o crescimento do número de turistas, que deve subir em 6 milhões em 6 anos, segundo o município de Olímpia.
A população, por sua vez, apresentou a necessidade de mais escolas, estaduais e técnicas, para suprir a nova demanda de alunos que chegaram com os novos conjuntos habitacionais. Temas como agricultura familiar, atenção ao policial militar, auxílio às entidades sociais e mais investimentos para a saúde também foram comentados pelos presentes. 
Representantes da categoria aproveitaram a oportunidade e agradeceram o aumento do efetivo da Polícia Civil, uma reivindicação feita na audiência pública do ano passado.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Edição da Semana
Edição da Semana
Procurar por Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga o Jornal A Cidade
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

    Gostou da leitura? Então compartilhe

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com