Farmacêuticos orientam sobre os riscos da automedicação nos casos de dengue, zika e chikungunya

March 15, 2019

População receberá informações sobre os possíveis sintomas e medicamentos que devem ser evitados em caso de suspeita das doenças

 Quem passar pela região da Praça Francisco Barreto e pelo calçadão em Barretos, nesta sexta (15), sábado (16) e na próxima segunda-feira (18), receberá informações sobre dengue, zika e chikungunya.
A ação, promovida pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, e que faz parte da campanha “Farmacêuticos contra a dengue, zika e chikungunya”, conta com farmacêuticos voluntários e visa conscientizar a população sobre as doenças, assim como informar sobre os principais cuidados, formas de prevenção, além de alertar sobre os riscos da automedicação.
Como os sintomas das três enfermidades são semelhantes, a pessoa com suspeita dessas doenças deve evitar o uso de medicamentos como o ácido acetilsalicílico, ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não esteroidais, pois eles podem causar hemorragia e até levar à morte.
Os farmacêuticos vão abordar as pessoas, falar sobre as doenças e explicar por que esses medicamentos devem ser evitados. O uso correto de repelentes naturais e sintéticos também será abordado durante a ação.
Para o presidente do CRF-SP, dr. Marcos Machado, é muito importante os farmacêuticos participarem de ações de prevenção dessas doenças.
“O farmacêutico é o profissional de saúde mais acessível à população, já que está sempre disponível nas farmácias. É um profissional capacitado para identificar possíveis sinais e sintomas das doenças, orientar o paciente e o encaminhar para os serviços de saúde para receber o atendimento adequado e, assim, evitar possíveis complicações para a saúde do paciente”, ressaltou Machado. (Foto: Divulgação)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Edição da Semana
Edição da Semana
Procurar por Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga o Jornal A Cidade
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

    Gostou da leitura? Então compartilhe

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com