Espaço Maker do Unifeb conquista Selo Global do FAB LAB

December 20, 2019

 O laboratório de inovação, tecnologia, networking e empreendedorismo FEB 360º, do Unifeb, conquistou neste mês dezembro o Selo Global do FAB LAB, tornando-se o primeiro FAB LAB da região, o segundo do interior do estado.
“Com esse selo, o laboratório do Unifeb, nosso Espaço Maker dentro do FEB 360º, passa a fazer parte da rede mundial de FAB LAB, criado pelo Massachusetts Institute of Technology. Assim, os projetos realizados aqui podem ser compartilhados com o mundo todo e teremos acesso ao que outros espaços como este estão fazendo em seus laboratórios”, explicou a reitora do Unifeb, Sissi Kawai Marcos.
“É uma maneira de intercâmbio para soluções de diferentes tipos de problemas, não apenas dos alunos, professores e colaboradores do Unifeb, mas da comunidade como um todo, pois este é um espaço acessível também às pessoas, às empresas e instituições”, destacou a reitora.
O gestor do FAB LAB do FEB 360º, André Vanzolin, disse que o local tem o objetivo de incentivar a busca pelo conhecimento.
“Nesse espaço, os estudantes, os educadores, as empresas, os profissionais, os curiosos e especialistas podem adquirir conhecimento, trocar experiências e utilizar os equipamentos para tornar realidade os seus projetos, para resolver desde problemas individuais até questões comunitárias”, apontou Vanzolin.
Vanzolin coordenou o processo para a conquista do Selo Global e comentou que “somos um centro avançado de desenvolvimento em pesquisas e projetos, uma vez que temos acesso à toda documentação de outros Fab Labs do mundo todo. Podendo inclusive, criar, melhorar ou reproduzir esses protótipos dentro da disciplina de Projetos Integrador, onde a cada semestre os alunos do Unifeb tem de fazer uma proposta que é apresentada com todo conceito aprendido durante o semestre, tendo de resolver um problema específico ou observado no cotidiano”.
“Além disso, os estudantes poderão também compartilhar esses projetos com outros FAB LABs, e consequentemente ajudar outros lugares do mundo, em tempo real”, frisou Vanzolin.
Uma das características dos FAB LABs é a abertura gratuita à comunidade a que pertencem. A partir de janeiro de 2020, após o recesso de férias, o FEB 360º vai abrir suas portas todas as tardes de segunda-feira, com atendimentos agendados e gratuitos.
Os usuários precisarão apenas se cadastrar, agendar horário e, caso seus projetos levem a maquetes ou impressões em 3D, pagar apenas pela matéria prima.
O Espaço Maker do Unifeb possui maquinários, como impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras PCB, CNC Router, entre outros equipamentos. (Foto: André Monteiro)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Edição da Semana
Edição da Semana
Procurar por Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga o Jornal A Cidade
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

    Gostou da leitura? Então compartilhe

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com