Unifeb participa de projeto do IRCAD para confecção de máscaras faciais desinfectáveis

April 3, 2020

 Nesta semana o Centro de Treinamento em Cirurgia Minimamente Invasiva (IRCAD), filial do Hospital de Amor – Barretos, se transformou num polo de inovação em prol ao combate do coronavírus com o desenvolvimento de diversos dispositivos utilizados pelas equipes médicas que atuam diretamente no atendimento de pacientes.
Desenvolvidas por médicos e membros de startups locais,  máscaras faciais desinfectáveis, de baixo custo, já estão sendo produzidas em  larga escala para serem doadas a hospitais locais.
Além do EPI, também estão sendo desenvolvidos outros dispositivos para ampliar a capacidade de atendimento em UTIS, que estão em fase final de validação médica e deverão ser confeccionados neste início de abril.
Pensando na necessidade de ajudar os hospitais com insumos utilizados diariamente, o grupo desenvolveu o protótipo em 24 horas.
De acordo com Emílio Belmonte, médico veterinário no IRCAD, o custo de cada máscara será 50% mais barato que as vendidas no mercado e a ideia é ainda buscar apoios com fabricantes das matérias primas utilizadas para que o custo aos hospitais seja zero.
Confeccionada com materiais de engenharia, como o plástico PETG que é mais resistente, TPU, plástico flexível,  elástico e acetato, a máscara possibilita que sua viseira seja descartada e sua estrutura desinfectada de forma fácil, mesmo em locais com pouca infraestrutura.
Para a produção dos dispositivos de segurança, o grupo conta com impressoras 3D em FDM e resina, scaner 3D e softwares de edição.
As máscaras serão disponibilizadas gratuitamente para a Santa Casa de Misericórdia de Barretos, Hospital Nossa Senhora, Hospital São Jorge e Hospital de Amor.
Além dos médicos do Hospital de Amor (doutores Cristina Prata e Paulo de Tarso), estão envolvidas pessoas e startups que integram a comunidade de inovação de Barretos, BrutoValley, como o médico veterinário do IRCAD e diretor da Bmed 3D, Emílio Belmonte; Luciano Dovigo e Lucas Alves de Souza, também da Bmed3D; André Vanzolim, gestor do FabLab do UNIFEB; Thiago Ferreira e Jacó Saraiva da MedLig; Bruno Menezes, da Creative Pack; Christian Silva, da Globin Head; João Batista, da BBQ; Gustavo Felici, da Unifafibe, e o gestor regional de startups do Sebrae, Guilherme Sanchez.
Para contribuir ainda mais no combate ao coronavírus, o grupo coloca o projeto de confecção de máscaras à disposição, gratuitamente, de empresas, instituições de ensino ou hospitais interessados. (Foto: André Monteiro).

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Edição da Semana
Edição da Semana
Procurar por Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga o Jornal A Cidade
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

    Gostou da leitura? Então compartilhe

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com