Defesa Civil alerta sobre baixa umidade do ar e pede para evitar queimadas

July 17, 2020

 A baixa umidade relativa do ar na região de Barretos preocupa e, por isso, a Secretaria Municipal de Defesa Civil alerta a população. O índice medido na última semana foi de 32,3% e o índice adequado tem que ser, pelo menos, acima de 50% até 80%.
“Deve-se ingerir bastante líquido e evitar aparelhos como ar condicionado. O melhor é o umidificador”, observa o técnico da secretaria, Euzébio Anibal Júnior, Zebinho. Outra preocupação é quanto às queimadas, principalmente neste período de seca, quando o risco aumenta.
A Defesa Civil alerta que é crime e quem provocar queimada está sujeito a multas que variam de R$ 540,00 a R$ 2.800,00.
“Não pode por fogo em quintal, em frente em casa e pastagens, e deve-se evitar toco de cigarro no chão, pois pode ser o começo de uma queimada”, observa o secretário municipal de Defesa Civil, Manoel Messias Santos Neto. A fiscalização é feita pela Secretaria de Agricultura Meio Ambiente.
AÇÕES
Manoel Messias revelou que a Defesa Civil vem atuando em várias frentes e orientando a população. Entre as ações, uma das mais relevantes foi acionar o Ministério Público, Defensoria e OAB, sobre o risco crescente no trecho da rua 24 entre as avenidas 11 e 13, onde as obras da Fundo de Vale estavam paralisadas devido ação judicial.
“Havia risco de um dano muito grande ali, mas a questão foi resolvida, a ponte reconstruída sobre o Córrego do Aleixo e o tráfego liberado”, destacou.
O combate a incêndio em vários pontos da cidade e zona rural, interdição de imóveis condenados, ações envolvendo queda de árvores, com intervenções e desobstrução realizadas pelos bombeiros municipais, que fazem parte da Defesa Civil, estão entre os serviços realizados.
Outro fato que chamou a atenção foi uma simulação de vazamento de gás amônia, nas proximidades da Santa Casa, que contou com a participação do SAMU, Bombeiros Militares, Santa Casa, Secretaria de Ordem Pública e alunos da Faculdade de Medicina.
“A simulação foi muito importante para dimensionarmos que o fazer numa ocorrência deste tipo”, afirmou Manoel Messias.
O secretário destacou, também, a participação em seminários, na simulação de segurança realizada pelo Tiro de Guerra na sede da prefeitura e o trabalho da Defesa Civil na vinda da Esquadrilha da Fumaça que fez uma apresentação no Aeroporto Chafei Amsei, levando milhares de pessoas ao aeroporto e adjacências, espetáculo que agradou muito o publico presente.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Edição da Semana
Edição da Semana
Procurar por Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga o Jornal A Cidade
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

    Gostou da leitura? Então compartilhe

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com