Agricultor busca certificação para aumentar produção de alimentos orgânicos

July 24, 2020

 

A partir da vontade de plantar sem agrotóxicos, para preservar a saúde e o bem-estar da população, produtores da região estão buscando viabilizar a certificação da produção de orgânicos. “Estou tentando obter o OCS [Organizações de Controle Social] para vender no município”, revela o agricultor, Rafael Garcia, do Sítio Paraíso.
A OCS poderá ser constituída a partir de um grupo informal de produtores ou envolver uma entidade, como associação ou cooperativa. Deve estar ativo, possuir formas de controle e registro de informações, que sejam capazes de assegurar a qualidade orgânica dos produtos e identificar claramente que produtor é responsável por cada produto.
“Consegui um selo de produção orgânica junto ao Instituto Anonna de Agricultura Sustentável de Itápolis, o que me garante a venda de produtos em todo o país”, revela o agricultor.
Desde que começou com a agricultura orgânica, Rafael Garcia buscou os consumidores no boca a boca. “Tenho 30 clientes fiéis com venda direta e na pandemia as vendas aumentaram. Tentei vender para alguns pequenos mercados e sacolões, mas não tive sucesso”, frisa. Ele revela que quer expandir a produção, mas precisa da demanda. “Tenho potencial e área para plantar”, aponta.
O agricultor sente dificuldades de acesso ao mercado no município, pois não há nenhuma cooperativa ou associação que o apoie. Ele espera que, com a criação da OCS, consiga abrir o mercado junto com outros produtores.
Reconhecimento
Segundo o diretor técnico regional da CATI (Coordenadoria de Assistência Integral), Rolando Salomão, o governo apoia na forma de orientação. “Neste momento estamos desenvolvendo o reconhecimento da comercialização. É um cadastro junto ao Ministério da Agricultura que vai gerar um certificado”, aponta.
Salomão aponta, também, que Barretos possui três propriedades com produção de orgânicos, além de uma em Guaíra e outras duas entre Guaraci e Barretos. “O predomínio é de mão-de-obra familiar, exceto uma em Guaraci que tem funcionários”. A produção geral é de hortaliças.
Com o planejamento da produção e utilização de técnicas agrícolas voltadas à preservação dos recursos naturais, o Sítio Paraíso tem se tornado referência no segmento da agricultura orgânica.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Edição da Semana
Edição da Semana
Procurar por Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga o Jornal A Cidade
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

    Gostou da leitura? Então compartilhe

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com