Alunos da rede municipal de Barretos começam a estudar com novo material didático
Os alunos da rede municipal de Barretos estão, a partir deste quarto bimestre, estudando com o novo material didático: o Sistema de Ensino Trilhas, da Editora FTD.
Os professores e gestores da Educação participaram de uma formação para entender os princípios que sustentam a proposta pedagógica, o que fez com que o início das aulas com o novo material fosse o mais produtivo possível, de acordo com a supervisora Geral do Ensino Fundamental, Fabiana Vigo.
“Os alunos estão contando com um material diversificado, estimulante e coerente com o desenvolvimento das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular”, explicou.
Segundo a diretora, Gislaine Cristina Oliveira, da Escola Rural Municipal Francisco Corrêa, “os alunos estão estimulados com o novo material e as atividades, os textos e as cores os deixaram mais motivados para aprender”.
O novo material
A adoção de um novo material é aguardada por toda a rede municipal e foi um dos compromissos da prefeita Paula Lemos desde o início de sua gestão.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos, a aquisição do material didático representa o “compromisso com a consolidação de um ensino pautado na qualidade dos conteúdos, no desenvolvimento dos objetivos educacionais essenciais, no cumprimento da matriz curricular e da Base Nacional Comum Curricular, na formação docente e principalmente na equidade de oportunidades aos estudantes”.
Crianças a partir de dois anos
Pela primeira vez na história da educação de Barretos, crianças a partir dos dois anos também terão aulas com as apostilas. A diretoria da editora FTD confirmou a doação de materiais de orientação para professores que atuam com crianças de 0 a 2 anos.
“É o reconhecimento de quem sabe que a primeira infância é fundamental no desenvolvimento do ser humano. Fiquei muito feliz porque sou mãe e sei que a educação não se inicia no ensino fundamental, mas desde os primeiros meses de vida”, afirmou a prefeita Paula Lemos.
Compromisso cumprido
Todo o Sistema de Educação Municipal estava sem material didático apostilado desde quando o contrato com a empresa SOMOS/Anglo se encerrou, em 2020, e a administração anterior não realizou um processo licitatório em tempo hábil, nem aderiu ao material didático do governo federal, sendo necessário, portanto, a elaboração pelo Ceforpe de um material didático voltado para a recuperação de aprendizagem.
“Estamos cumprindo mais um compromisso que assumi desde que iniciei como prefeita de Barretos. É uma felicidade imensa oferecer às nossas crianças e jovens um material didático de qualidade, escolhido pelos profissionais da educação e usado somente em escolas particulares. Somos pioneiros na utilização do material Trilhas, da FTD, na rede pública de ensino. Estou muito animada com tudo que vamos poder fazer com a nossa educação”, disse a prefeita Paula Lemos em evento que anunciou a novidade.
Comments