Assistência Social reforça cuidados com população em situação de rua


A chegada da onda de frio nesta semana fez com que a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano intensificasse as ações voltadas à população em situação de rua.

Além da continuidade dos trabalhos quanto a orientação e cuidados para evitar a contaminação pelo vírus da Covid-19, a equipe de abordagem da assistência social está ofertando o acolhimento na Casa de Passagem, agasalhos, cobertores, calçados, máscaras, álcool em gel, disponibiliza apoio psicossocial, refeições, banho e encaminhamentos para tratamentos necessários, assim como consultas médicas, entre outras diversas medidas.

De acordo com Ana Maria Rios, assistente social, e integrante da equipe de abordagem, “aos munícipes de Barretos que estão em situação de rua é ofertado através do CREAS, atendimento e acompanhamento continuo, assim como serviços socioassistenciais e busca ativa da família com o objetivo de reconstrução do vínculo familiar”.

Casa de Passagem

O frio chegou e fez com que mais pessoas buscassem abrigo na Casa de Passagem Madre Tereza de Calcutá, que tem capacidade para atender até 50 pessoas. A média de atendidos não ultrapassava 30 pessoas, porém, durante a manhã gelada da quarta-feira, 28 de julho, mais 6 novas pessoas foram acolhidas.

Segundo a assistente social e coordenadora da Casa de Passagem, Denise Cristina Marcolina, “a chegada do frio fez com que muitas pessoas que eram resistentes, procurassem abrigo na entidade”, ressaltou.

A Casa de Passagem “Madre Tereza da Calcutá” está localizada na rua 20, no bairro Jockey Clube, oferece às pessoas em situação de rua acolhimento em dormitórios e cinco alimentações diárias. O serviço é ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.

O local conta com recepção, cozinha, refeitório, banheiros com chuveiro, vestiários, lavanderia, salas de atendimento coletivo e individualizado, sala atividades pedagógica e horta. As pessoas acolhidas recebem kit de higiene pessoal e alimentação. Já equipe profissional do espaço é composta por uma coordenadora, assistente social, psicóloga, 5 monitores, cozinheira, serviços gerais e voluntários.

Vacina contra

a Covid19

Os cuidados voltados à população de rua fazem parte da gestão da prefeita Paula Lemos. Na última semana, uma ação entre as secretarias de Saúde e Assistência Social imunizou os pertencentes deste público contra a Covid-19. A vacinação ocorreu no último dia 23, na Igreja Bom Jesus e no Terminal Rodoviário. O imunizante foi a Janssen (dose única) devido à dificuldade do retorno para uma segunda dose.

Edição da Semana
Edição da Semana
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga o Jornal A Cidade
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black