Atração Turística ao Boi Soberano mantém raízes sertanejas de Barretos
- Direção de Jornalismo
- 12 de jun.
- 3 min de leitura

Páginas da História de Barretos foram eternizadas no último domingo(8), através do entrelace artístico entre música e escultura e da força de vontade de barretenses e do Governo do Estado para que se chegasse a este momento.
Ao som da música que faz menção aos estouros de boiada que marcaram uma época vivida no município e que proporciona inspiração e fé, o Monumento ao Boi Soberano foi inaugurado no Parque dos Lagos.
O prefeito Odair Silva cumprimentou o secretário de Estado de Turismo, Roberto de Lucena, e as demais autoridades presentes.
“Nós que vivemos na roça tanto tempo jamais imaginávamos que estaríamos frente a frente com o Boi Soberano. Agora temos um monumento em um dos pontos mais importantes de Barretos para a gente demonstrar para todos os irmãos que quando a gente espera em Deus, ele provém. Essa música já dizia isso, o pai pede a Deus que proteja aquela criança. Deus pegou o boi mais perigoso, aquele que amedrontava inclusive os peões, e coloca esse boi para proteger uma criança que estava ali no chão. Esta música deixa claro que o impossível pode acontecer, dependendo do tamanho da nossa fé e estamos começando um grande processo de desenvolvimento de Barretos, ao lado do governador Tarcísio, com planejamento e desenvolvimento que fizemos junto com a sua equipe e que começamos agora a colocar em prática no nosso município”, ressaltou o chefe do Executivo barretense.
Numa homenagem aos peões tropeiros, o prefeito pediu aos integrantes da comitiva do Boi Soberano para que tocassem o berrante. Odair Silva lembrou que o projeto começou com a, então, prefeita Paula Lemos, e com o vereador Lupa, presentes na solenidade, e ressaltou que “a data é oportuna para a inauguração dessa obra magnífica”, destacando a relevância do Rodeio Pela Vida, que terminou na noite anterior no Recinto Paulo de Lima Correa, onde a Festa de Peão de Barretos teve início 70 anos atrás. Odair Silva assumiu também o compromisso de mostrar a obra do artista Marcos Moura para todo o Brasil.
O secretário estadual saudou o prefeito Odair Silva e demais autoridades barretenses, agradecendo pela recepção. “O Governo do Estado de São Paulo segue em parceria com Barretos. Esta é uma das mais importantes estâncias turísticas do nosso estado. Barretos é berço das tradições sertanejas, é capital nacional do rodeio, é onde o Brasil e o mundo se encontram para celebrar o sertanejo, para comemorar as tradições que fizeram do nosso estado a força da cultura, no agro, que tem o nosso respeito, o respeito do governador Tarcísio de Freitas, e que é o motivo desta solenidade aqui. Estamos hoje materializando tudo que as tradições que envolvem o nosso agro, o nosso sertanejo representam para Barretos, para São Paulo e para o Brasil”, afirmou Lucena.
Paulinho 1001 conduziu a locução no início e conclusão do evento e, na condição de presidente do COMTUR, expressou agradecimentos às autoridades municipais e estaduais e ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).
“Este é o dia mais feliz da minha vida. Ouvi essa música a vida inteira, isso aqui é um sonho concretizado. Obrigado, Marcos, que Deus abençoe suas mãos”, ressaltou, fazendo referência ao artista que assina o monumento.
“Falo em nome de todos os artistas e agradeço a todos que valorizam o artista. Espero que todos tenham gostado desse trabalho e que ajudem a cuidar, pois é de vocês”, afirmou Marcos Moura.
O secretário municipal de Turismo, Hugo Resende Filho, destacou que a pasta tem mais projetos a apresentar voltados ao Parque dos Lagos, para que o espaço receba as pessoas.
Estiveram presentes ainda assessores dos deputados Sebastião Santos e Itamar Borges, representantes da Polícia Militar, do Tiro de Guerra e de entidades do município.
O presidente da Câmara, Lupa, destacou que o prefeito Odair Silva não tem medido esforços para trabalhar por Barretos. “Tem pego as obras que estavam em andamento e vem tendo o maior cuidado em desenvolvê-las, finalizá-las e fazer com que o dinheiro público seja muito bem aplicado. Além de desenvolver outras obras do próprio governo, que todos nós de Barretos teremos o prazer, dentro de 4 anos, de desfrutar de tamanho empenho dessa equipe”, afirmou. Os vereadores Ricardo Bodinho, Paçoca, Japonês das Caçambas e Pastor Elson também estiveram presentes, além de ex-vereadores.
Comentários