top of page

Barretos está próxima da universalização do saneamento básico executado pelo SAAE


O município de Barretos dispõe de rede de água e esgoto em quase todos os locais. Isso quer dizer que está próxima da universalização dos serviços que são prestados pelo SAAE (Serviço autônomo de Água e Esgoto).

Com base nos dados populacionais do IBGE relativos ao mês de dezembro de 2020, e os dados cadastrais do SAAE em 31 de dezembro de 2020, Barretos encontra-se em uma situação extremamente privilegiada, pois, a população do município é atendida com 98,70% de abastecimento de água, 97,77% com a coleta e afastamento de esgoto, e 98,89% e coleta de lixo domiciliar.

Com relação à infraestrutura interna dos domicílios barretenses, 97,05% possuem estrutura interna adequada.

Os dados apresentados indicam que Barretos atingirá a universalização do saneamento básico no município até o ano de 2022, ou mais tardar em 2023.

“Ainda temos alguns pontos da cidade que precisam ser identificados para alcançarmos o 100% dos serviços de saneamento básico. Para identificar esses pontos que precisam ser contemplados, será feito, em breve, um recadastramento de todos os imóveis de Barretos. Nós, em nível de região e até mesmo de Brasil, somos muito privilegiados, e para chegar a alcançar os 100% o SAAE fará um recadastramento de todos os imóveis do município no intuito de corrigir esses parâmetros que faltam ser contemplados pelos serviços”, explicou Leone Wilman Filho, diretor técnico do SAAE.

Por outro lado, o crescimento vegetativo observado nos sistemas de água e esgoto da maioria das cidades brasileiras de mesmo porte que Barretos é de 1 a 2% ao ano. Para o ano de 2021 e 2022 espera-se que Barretos tenha um crescimento da ordem de 5% devido a entrega das casas da Pacaembu e dos novos loteamentos que estarão liberados para venda nestes anos.

O SAAE, segundo Wilman, trabalhará com afinco e transparência para manter as conquistas em saneamento e universalizar os serviços o mais rápido possível.

“Com base em dados poderemos atender às pessoas nas suas necessidades básicas como é o saneamento”, disse a prefeita Paula Lemos.

Edição da Semana
Edição da Semana
chamada_pdf.jpg
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga o Jornal A Cidade
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page