Barretos tem risco de colapso no abastecimento de água com meses de estiagem
Um novo decreto publicado pela prefeitura de Barretos na última semana cita que a cidade está em risco de colapso no abastecimento de água para a população, diante de um período de mais de 160 dias sem chuvas, com moradores enfrentando racionamentos e transtornos diários.
O documento reforça as medidas a serem tomadas pela administração municipal, já que o município mantém em vigência, desde agosto, um decreto de emergência por conta da estiagem e da falta d’água e depende da captação de dois córregos, além de poços profundos. Em alguns casos, segundo a própria prefeitura, falta água por mais de cinco dias seguidos.
Uma das poucas exceções é a região central da cidade. O decreto de emergência deu ao município prazo de 180 dias para adotar medidas excepcionais que reduzam os danos na prestação do serviço de abastecimento.
Isso inclui a liberação de recursos financeiros municipais para melhorias e concede autonomia ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAE) para lidar diretamente com os governos estadual e federal.
Um novo decreto publicado no último dia 20, que trata do atendimento a vítimas da estiagem, as autoridades ficam autorizadas a desocupar imóveis em benefício público, se for necessário, bem como estabelece o envolvimento de diferentes pastas no combate à crise.
O superintendente do SAAE, Marcelo Borges, confirma que a demanda elevada leva as equipes a priorizar a população mais vulnerável, mas promete a compra de mais caminhões.
“A fila existe, estamos com uma demanda muito alta dos caminhões-pipa. Nós temos que priorizar escolas e hospitais. Nós priorizamos, por exemplo, pessoas que estão em situação de maior vulnerabilidade, pessoas que estão acamadas. A gente tenta estar atendendo a essa população mais urgentemente”, afirmou Borges.
Além disso, Marcelo Borges afirma que vai distribuir garrafas e galões enviados pela Defesa Civil e tem planos para melhorar a captação de água do município. “Nós esperamos que as pessoas tenham empatia nesse momento e economizem água para que chegue às outras pessoas para quem estamos tendo maior dificuldade de entregar água”.
Nota de Esclarecimento
O SAAE Barretos divulgou nota informando que, embora estejamos enfrentando um período de crise hídrica, a informação que está circulando sobre o colapso no abastecimento de água no município é falsa. Não há interrupção geral no fornecimento de água. Neste momento crítico, pedimos à população que adote medidas conscientes e não desperdice água. A situação exige empatia e colaboração de todos, especialmente para que aqueles que mais precisam, como hospitais e pessoas em tratamento de saúde, tenham água disponível. Quando houver necessidade de água via caminhão-pipa, o SAAE disponibiliza este serviço gratuitamente. Para solicitar, utilize os seguintes canais: Telefone/WhatsApp: (17) 3321-5300 (selecione o ramal 16 - Caminhão Pipa); Telefone gratuito: 0800 772 5300; Instagram: @saaebarretos; Facebook Messenger: SAAE Barretos. Pedimos à população que não compartilhe informações sem confirmação oficial, para evitar a disseminação de fake news. O SAAE Barretos continua trabalhando para garantir o abastecimento de água a todos e com a cooperação de todos conseguiremos superar este momento.
コメント