top of page

Câmara de Barretos lança pacote de novos serviços para a população



Em coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (26), a Mesa Diretora anunciou um pacote de novos serviços da Câmara de Barretos para a população e explicou sobre a finalização do trabalho da Comissão de Estudo para a modernização do Regimento Interno da Casa e da Lei Orgânica do Município.

O pacote de serviços contempla um Site Responsivo (que adapta o layout do site ao formato da tela do dispositivo do usuário), Implantação do serviço de Leis Compiladas (para facilitar a consulta de leis que sofrem alterações), Implantação do sistema Legis Vídeos (que possibilita baixar e recortar vídeos dos eventos da Câmara), Implantação de Libras para atendimento presencial à população surda na Câmara e durante as transmissões da TV Câmara; e a Atividade DEJEM (parceria com a Polícia Militar para ampliar a segurança na Câmara durante as sessões).

Todos os novos serviços são demandas antigas do Legislativo e foram atendidos após vários pedidos de vereadores, servidores, assessores, imprensa, órgãos de fiscalização, profissionais liberais, entidades, conselhos e outros. Os assuntos foram explicados por meio de vídeos institucionais a todos os presentes.

O evento foi conduzido pelo presidente da Casa, Luís Paulo Vieira “Lupa” (REPUBLICANOS) e contou com a presença do 1º secretário, Fabrício Lemos (PL); do 2º secretário, Juninho Bandeira (PL); do vereador Prof. Raphael Silvério (PSD); do Procurador Legislativo da Câmara, Clóvis Ferreira Júnior; da presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Débora Sartori; da presidente da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência, Rosângela Marçal; das intérpretes de Libras, Leandra Ramim e Regina Ferreira; e dos cidadãos surdos, Osmar Militão, Onilcélia Aparecida Gomes e Orlando Pereira.

Os assessores parlamentares Mariana Pacheco, Ananias Neto, Letícia Souza, Lucas de Souza, Ana Cláudia Novaes de Souza, Kevin Shimoyama e João Pedro Guimarães Neto também acompanharam de perto a prestação de contas da mesa diretora.

LIBRAS

O aplicativo Signum Web, desenvolvido pela empresa de mesmo nome, é um sistema online que disponibiliza intérpretes de libras em tempo real, por meio de chamada de vídeo pelo celular. São mais de 200 profissionais cadastrados na plataforma, prontos para atender a chamada quando necessário.

Na prática, quando um cidadão surdo chegar à Câmara para pedir uma informação, fazer uma reclamação ou querer conversar com os vereadores, basta apontar a câmera do celular para um QR code que estará disponível no SIC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), na Ouvidoria ou na Chefia de Gabinete dos Vereadores, não sendo necessária a instalação. Os servidores desses setores irão realizar a conexão com a plataforma e participar da comunicação entre surdos e intérpretes.

Além do atendimento à população, todas as sessões ordinárias da Câmara também contarão com a tradução simultânea em Libras. O serviço será realizado por pelo menos 2 intérpretes em regime de revezamento, a cada 20 minutos, em sistema totalmente online.

A tradução simultânea das transmissões da TV Câmara em Libras é um pedido antigo de vários vereadores, de intérpretes, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência e, principalmente, da população surda.

Komentáře


Edição da Semana
Edição da Semana
chamada_pdf.jpg
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga o Jornal A Cidade
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page