Casa da Mulher Paulista é inaugurada em Barretos e será gerida pela prefeitura
A Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher de São Paulo inaugurou na quarta-feira (6), a Casa da Mulher Paulista “Janaína Zanqueta Dias Rondini”, em Barretos, além de apresentar o protocolo Não se Cale. A agenda integrou a 1ª macrocampanha estadual “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”.
A secretária de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, enfatizou a importância das estratégias direcionadas à segurança feminina.
“Nosso trabalho é unir esforços junto com os municípios para fortalecer a rede de proteção às mulheres vítimas de violência com políticas públicas”, disse. “Com o Protocolo Não se Cale, buscamos disseminar informações por todos os segmentos da sociedade, para promover o reconhecimento dos diversos tipos de violência contra a mulher. Capacitamos as pessoas a agirem em prol da proteção das mulheres e fortalecer a rede de apoio no pós-denúncia”, declarou.
Esta é a segunda Casa da Mulher Paulista inaugurada no Estado. A primeira foi entregue em Pederneiras, em outubro. A iniciativa conta com investimento do Governo de SP, e é fruto de parceria com as Prefeituras e outros órgãos parceiros.
A prefeita Paula Lemos ressaltou a importância do serviço no município. “Hoje é a realização de um sonho porque é um serviço que faltava para que a mulher tenha um lugar de fala. As mulheres precisam ter voz. A cidade está comprometida junto com o Governo de São Paulo em criar ambientes seguros e livres de violência para o bem-estar das mulheres”, destacou a prefeita.
O equipamento será dedicado à proteção, ao acolhimento, à capacitação e à orientação das mulheres em direção ao mercado de trabalho, além de fornecer suporte jurídico e psicológico para recuperação de autonomia e confiança.
A secretária Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Vitória Saretta de Oliveira, enfatizou que o equipamento trará benefícios para todos os munícipes. “Vamos promover capacitações para atender todas as mulheres do município. É um marco para Barretos”, disse.
Também estiveram presentes o prefeito de Monte Azul Paulista, Marcelo Otaviano; o presidente da Câmara Municipal de Barretos, vereador Luiz Paulo Vieira; o vereador Nestor Leonel; e o defensor público, Fabio Esposto.
Comments