Médico alerta sobre altas temperaturas, baixa umidade e cuidados
A Estância de Barretos, por meio das secretarias de Defesa Civil e Saúde, emitiu um alerta sobre as altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar no interior de São Paulo, previstas para seguirem até domingo (24).
Segundo a Defesa Civil, as temperaturas podem atingir até 41ºC, com umidade relativa do ar abaixo de 25%. Essas condições aumentam o risco de incêndios, especialmente em áreas com vegetação seca. Portanto, é fundamental evitar queimar galhos e folhas durante esse período.
Durante essa fase, é aconselhável que as pessoas se mantenham hidratadas, evitem a exposição ao sol e atividades esportivas durante as tardes, usem vaporizadores de ambiente ou toalhas umedecidas, e apliquem soro fisiológico nos olhos e narinas.
O médico pediatra da rede municipal de saúde, Vitor Emanuel de Lemos Carvalho, enfatiza a importância de cuidados adicionais com as crianças, que podem desidratar mais facilmente.
Durante esse período, é aconselhável que todos tenham refeições leves, usem roupas feitas de tecidos leves, consumam bastante água e optem por ambientes bem ventilados, evitando a exposição direta ao sol. Para bebês em amamentação, oferecer o seio mais frequentemente, e para as crianças, manter sempre uma garrafinha de água por perto.
Dr. Vitor também destaca que os pais devem ficar atentos aos sinais de desidratação, como dor de cabeça, náusea, vômitos, fraqueza e diminuição ou ausência de urina.
Comentarios