top of page

Prefeitura apresenta consórcio da Parceria Público-Privado de Cidade Inteligente


A prefeitura de Barretos apresentou na última segunda-feira, 13 de março, o Consórcio IP Barretos (que usará o nome fantasia Barretos Inteligente), vencedor da licitação da Parceria Público-Privada (PPP) de Cidade Inteligente, para a concessão administrativa dos serviços de eficientização, operação e manutenção do parque de iluminação pública, implantação, operação e manutenção da infraestrutura de telecomunicações e geração de energia fotovoltaica para atender a demanda municipal.

O consórcio, formado pelas empresas GCE S/A, RH Engenharia, FORTNORT – Desenvolvimento Ambiental e Urbano e Seven Engenharia, apresentou proposta econômica no valor de R$ 768.043,24 mensais, assumindo um desconto de 32% no valor máximo de contraprestação estipulado pelo edital. O que em valores atuais implicam em uma economia mínima de R$ 106.354.739,86 aos cofres públicos, considerando o período de vigência da concessão, que é de 25 anos.

Para a prefeita Paula Lemos foi um dia histórico para Barretos. “Daqui a cinco anos a população vai entender a mudança de paradigma da nossa cidade”, afirmou. “Nós acreditamos em Barretos. Pegamos uma cidade destruída em todos os sentidos, mas hoje a gente reergue de uma forma que as próximas gerações vão compreender o que nós estamos fazendo por elas”, completou a prefeita.

A chefe do executivo barretense também falou do pioneirismo barretense. “Aqui estamos falando de visão, falando da primeira Parceria Público-Privado do Estado de São Paulo para Cidade Inteligente. Somos o primeiro case e espero que daqui a um ano sejamos um case de sucesso, com o Estado vindo aqui para ver a nossa evolução”, completou Paula Lemos.

Fernando Oliveira Soares, secretário municipal de Finanças, destacou a complexidade da PPP. “A entrega do Plano de Implantação é mais uma etapa vencida. Estou bastante feliz e otimista com o projeto. Todas as implantações serão entregues em até 13 meses. Hoje se inicia toda a parte de estudo da empresa”, disse o secretário.

O consórcio

Edson José Lopes das Neves, diretor da concessionária e sócio da Seven Engenharia, falou das empresas que compõem o consórcio. “A união dessas empresas já vem há mais de três anos trabalhando em processos de PPP. Juntamos esforços com tecnologia, melhorando a qualidade dos nossos quadros sempre, para poder atender um projeto tão desafiador quanto é o projeto Barretos Inteligente”, disse.

Representante da GCE S/A, Magno Gennari Mariano, explicou a PPP. “A PPP de Barretos vai além das que temos em outras cidades. Ela reúne um conjunto de ações que vão proporcionar uma melhora significativa na qualidade de vida. A começar pela modernização da iluminação pública que passará a ser 100% em LED, aumentando a segurança em toda a cidade. A construção de uma usina fotovoltaica para geração de energia irá resultar em mais redução, ao longo do tempo, para a prefeitura. As novas tecnologias em telecomunicações nos permitem instituir a Muralha Digital que, por meio de câmeras de monitoramento, que será possível acompanhar em tempo real o funcionamento do parque energético, além de disponibilizarmos as imagens para as forças de segurança”, explicou Mariano.

“Então é iluminação, geração de energia, infraestrutura de telecomunicação e vídeo monitoramento. Tudo isso para a população de Barretos. Ou seja, o que é ser inteligente? É usar esses recursos que já estão disponíveis para fazer muito mais do que é feito hoje, com mais qualidade”, completou.

Projeto Piloto

A previsão para início da substituição das lâmpadas de vapor de sódio por LED é de seis meses. No entanto, o consórcio irá implantar um projeto piloto, que é uma exigência legal, na Região dos Lagos, por onde começará a implantação dos novos serviços.

Mariano também fez questão de destacar que o Consórcio Barretos Inteligente passaria a atuar a partir da última segunda (13). “Começamos a atuar imediatamente. Assumimos a parte da iluminação de praças e monumentos, hoje um trabalho que está com a prefeitura. Em seguida, vamos através de seis etapas assumir a manutenção da iluminação pública como um todo”, explicou.

As benfeitorias

Em um prazo de até 13 meses, o consórcio Barretos Inteligente deverá realizar:

• A troca de lâmpadas em 23.615 pontos de iluminação pública, substituindo as lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED, mais econômicas e de melhor luminância.

• Implantar uma infraestrutura de telecomunicações com 80 km (oitenta quilômetros) de fibra óptica, possibilitando internet de alta velocidade nos serviços públicos: escolas, unidades de saúde e demais repartições públicas.

• Instituir 40 pontos com câmeras de videomonitoramento, formando a Muralha Barretos com 84 câmeras de segurança.

• Liberar 28 pontos de internet gratuita à população, promovendo a inclusão digital.

• Desenvolver um projeto especial de iluminação nos 34 pontos turísticos de Barretos, como forma de fomentar o título de estância turística.

• Implantar, operacionalizar e manter uma micro usina solar fotovoltaica com 5,52 MWp de potência nominal. Toda a energia produzida será distribuída entre os 115 prédios públicos municipais, diminuindo assim o valor a ser desembolsado com a tarifa de energia.

Também participaram da apresentação, o deputado estadual Sebastião Santos; os vereadores Carlão do Basquete, Raphael Silvério e Elson dos Santos; a superintendente interina do SAAE, Graça Lemos; e diversos os secretários municipais, além de Regis Honório, diretor da Concessionária e Sócio da RH Engenharia; Fabrício Moreira Mello Ribeiro, Engenheiro Eletricista e representante da RH Engenharia; Pedro José Alvares Lopes das Neves, gestor de Iluminação pública e representante da Seven Engenharia, Marco Aurélio Fedeli, Consultor e Estruturador de Projetos e representante da Fortnort Engenharia, e Kleber de Almeida Araújo, Consultor de Relacionamentos da CPFL.

Commentaires


Edição da Semana
Edição da Semana
chamada_pdf.jpg
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga o Jornal A Cidade
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page