Reitoria do UNIFEB participa da Conferência Regional de Educação Superior - CRES +5 em Brasília
Entre os dias 13 e 15 de março a reitoria do UNIFEB esteve presente na Conferência Regional de Educação Superior - CRES +5, realizada em Brasília, no Distrito Federal.
O evento reuniu cerca de 2 mil pessoas, no CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil), com participantes de mais de 35 países, não apenas da América Latina e do Caribe, mas também da Ásia, África e Europa.
Representando o centro universitário barretense esteve o reitor, Prof. Dr. Ângelo Davis; a diretora acadêmica, Profa. Dra. Neide Lehfeld; e a diretora administrativa-financeira, Profa. Me. Eliane Araújo.
Com a participação do Ministro da Educação, Camilo Santana, a conferência possibilitou discussões plenárias sobre doze eixos temáticos, com o objetivo de ratificar os textos elaborados por meio de consultas públicas preparatórias e possibilitar a aprovação da Declaração Final do CRES+5.
Para o reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Ângelo Davis, o evento permitiu um aprofundamento de conhecimentos acerca dos desafios sociais da América Latina e Caribe na educação superior.
“Participamos de debates importantíssimos com profissionais do mundo todo abordando sobre Educação superior, diversidade cultural, interculturalidade, internacionalização e integração da América Latina e Caribe”, disse Davis.
“Também foi discutido sobre a relevância da pesquisa científica e tecnológica como motores do desenvolvimento humano, social e econômico, além do papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável. Outro ponto expressivo foram os debates sobre trabalho decente e condições de vida dos atores da educação superior, o impacto da Covid-19 e a inclusão, diversidade e o papel das mulheres no ensino”, explicou o reitor do centro universitário barretense.
“A conferência ainda abordou sobre o futuro da educação superior na América Latina e Caribe, promoção da qualidade, financiamento estudantil e sustentabilidade”, completou Davis.
A CRES+5 é promovida pelo MEC, por meio da SESU (Secretaria de Educação Superior) e da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em parceria com o UNESCO-IESALC (Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe) e com o Enlaces (Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior).
“Integrar um evento dessa magnitude sobre educação superior reforça nosso propósito de trabalhar em prol do UNIFEB e manter a escala de ascensão conquistada nos últimos anos frente aos desafios da nossa região. Conseguimos realizar a melhor campanha de captação de alunos da história do centro universitário e nosso objetivo é investir cada vez mais em inovação, metodologias acadêmicas que estejam em consonância com os modelos mais modernos e infraestrutura de ponta”, finalizou o reitor, Prof. Dr. Angelo Davis.
A conferência foi encerrada com a leitura da Declaração Final com aprovação por aclamação, seguida de uma apresentação cultural.
Comments