SAAE trabalha para acabar com problemas no abastecimento de água na cidade


Os setores de superintendência, administração e de planejamento do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Barretos, em parceria e apoio da iniciativa privada, vêm trabalhando, desde 2019, e durante todo o ano de 2020, no andamento e conclusão de projetos para resolver, em definitivo, o problema de abastecimento de água em todos os bairros da cidade.

De acordo com a superintendente autarquia, Elaine Gomes, desde o ano passado, os problemas enfrentados começaram a ser solucionados, com a conclusão e funcionamento de 3 poços profundos, fundamentais para resolver o abastecimento de água nas regiões norte, leste e oeste da cidade.

Os poços da Assis Chateaubriand e San Diego/Santa Cecília, se juntaram ao poço das Comitivas e do Barretos 2 na captação de água suficiente para o abastecimento de vários bairros, tais como Barretos 2, Santa Isabel, Dom Bosco, Califórnia e adjacências, além de San Diego, Jardim Anastácio, Santa Cecília, Jardim Botânico, São Francisco e adjacências, locais que sofriam com a falta de água nos últimos anos.

“Estes poços captam 330 metros cúbicos de água por hora, suficiente para o abastecimento destas regiões da cidade”, aponta Elaine Gomes. No máximo em 10 dias entra em pleno funcionamento o Poço do Unifeb, com mais 330 metros cúbicos de captação para ser jogado na rede de distribuição.

“Serão 5 poços da captação de água em pleno funcionamento para abastecer a população”, frisou a superintendente do SAAE.

O planejamento de ações da autarquia aponta o início da construção da Represa do bairro Pereira para armazenar água por 60 dias, se juntando à Estação de Tratamento do bairro para distribuir água para a população em diversos bairros.

Este projeto tem a parceria da empresa JBS. A direção do SAAE já manteve contatos positivos com a JBS para a construção e a doação de área, por isso a parceria é de logística e não financeira. O total da área a ser ocupada pela represa será de 17 hectares.

Também um poço profundo será perfurado na região do frigorífico da empresa, que atualmente capta água do Córrego Pitangueiras, usado também para captação de água da ETA Pereira.

Outro projeto é da Estação de Tratamento Rio das Pedras. Esta ETA será totalmente modular. “Cremos que já em 2021 será feita toda a base, mais os reservatórios, partindo para a implantação da parte de captação de água posteriormente. Será uma construção rápida, dentro dos padrões e prazos que este tipo de obra exige”, acrescentou Elaine Gomes.

“O próximo gestor ou os próximos gestores do município ficarão tranquilos com essa questão de captação e abastecimento de água na cidade, com os projetos que já executamos, entregamos e está em funcionamento. E tranquilos com os projetos que planejamos e que serão levados em frente pelo SAAE nos próximos anos, para solucionar o abastecimento de água na cidade”, concluiu a superintendente da autarquia, Elaine Gomes.

Edição da Semana
Edição da Semana
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga o Jornal A Cidade
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

    Gostou da leitura? Então compartilhe

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com