Secretário de Meio Ambiente divulga novo cronograma de roçagem, raspagem e capina

O secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Jamal, divulgou na última segunda-feira, 10 de fevereiro, o novo cronograma de roçagem, raspagem e capina nas áreas públicas da Estância Turística de Barretos.
Segundo ele, até nesta sexta-feira (14) o serviço seria executado na Avenida Fundo de Vale, da Rua 12 até a Rua 34, Jardim Oásis, Nobre Ville, Parque dos Lagos, Jardim Europa, Avenida das Nações, City Barretos e Rochão. Contudo, o cronograma pode ser alterado devido às condições adversas do clima ou falha em maquinário.
“Iniciamos o Mutirão de Limpeza no dia 15 de janeiro com força total, contando com o apoio de empresários, produtores rurais e colaboradores engajados na roçagem, raspagem e capina em diversos pontos da cidade. Pedimos um pouco de paciência dos moradores dos bairros onde ainda não passamos, pois toda semana divulgaremos um novo cronograma”, reforçou Jamal.
O secretário destacou ainda que o clima úmido e quente, comum nesta época do ano, propicia o desenvolvimento acelerado do mato. “A chuva, a luminosidade e o calor ajudam muito no desenvolvimento das plantas nesta época do ano. Elas crescem de 4 a 8 cm por dia em condições especiais como vem acontecendo. Com mato alto temos mais trabalho por conta da sobra de resíduos para recolher”, esclareceu.
Recolhimento de materiais inservíveis
Jamal também salientou que a prefeitura de Barretos oferece o serviço de recolhimento de materiais inservíveis como galhos, móveis velhos e itens que possam acumular água, exceto restos de construção civil, para a população em vulnerabilidade social, que não tenha condições de arcar com os custos do transporte destes objetos até o Ecoponto mais próximo de sua residência.
“O cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria, que nos comunicará para o agendamento da retirada dos itens. Com horário marcado fica mais fácil para o munícipe e para o poder público”, explicou Jamal. A Ouvidoria atende pelo (17) 3612-2100.
Limpeza de terrenos
O secretario de Meio Ambiente também fez um alerta aos donos de terrenos baldios da cidade. Ele recorda que na edição do dia 17 de janeiro da Folha de Barretos, a Secretaria Municipal de Ordem Pública e Defesa Civil notificou os proprietários a fazerem, no prazo de 30 dias, a limpeza dos espaços, deixando-os livres de quaisquer materiais ou substâncias nocivas à saúde da população e conservados em perfeito estado de limpeza, seguindo a legislação municipal vigente.
De acordo com o documento, “fica notificado ainda que, sem prejuízo das sanções administrativas previstas em lei, se os responsáveis não tomarem tais providências, o Município de Barretos procederá a limpeza e manutenção destes imóveis / terrenos e cobrará os custos dos serviços, com base em valores correntes e metragem dos terrenos, acrescida de 100%, a título de encargo de administração, nos termos dos artigos 27 e 28 da Lei Nº 2.109/87”.
“É muito importante deixarmos a população consciente, para que depois não haja reclamações, pois as multas vão acontecer. Ninguém queria fazer isso, mas é para o bem público, então a gente é obrigado a fazer”, finalizou o secretário Roberto Jamal.
Comments