top of page

Unidades de saúde de Barretos recebem projeto de humanização durante a pandemia


A fotografia é uma linguagem universal e pode trazer ensinamentos transformadores sobre o olhar à nossa volta. Neste momento de pandemia, ela também é uma ferramenta fundamental para aproximar e conectar pessoas nos ambientes hospitalares.

Tendo em vista a importância da humanização no universo da saúde, a ONG ImageMagica, com o apoio de diversas empresas da região, realiza o projeto Conexões do Cuidar no Hospital de Amor e em diversas unidades hospitalares em Barretos, até o dia 28 de maio.

As atividades do projeto propõem desenvolver técnicas de fotografia com colaboradores.

Nestes encontros, os participantes são estimulados a perceber o ambiente hospitalar por outra ótica, com o intuito de fortalecer vínculos e reconhecer as formas de cuidar entre as equipes, familiares e pacientes.

A saída fotográfica representa um momento de muita reflexão, na qual os participantes circulam pelo espaço que frequentam todos os dias, mas observando tudo com outros olhos.

“Com as imagens geradas pelo projeto eu pude ver a importância do nosso trabalho sendo realizado no dia a dia. De estarmos aqui sempre unidos, principalmente neste momento de pandemia”, relata a enfermeira Camila Fernanda Altrão, da UBS Derby Clube.

Outra atividade realizada no Conexões do Cuidar é a chamada “Mensagens do Cuidar”: uma ação muito sensível que gera valorização e reconhecimento para os profissionais de saúde. Ela possibilita que pacientes, profissionais e colaboradores possam enviar mensagens de acolhimento em vários formatos, como cartas e fotografias.

Toda a produção é realizada pelos educadores da ONG por meio de um aplicativo, que depois é impressa e vira recordação para todos os participantes.

Segundo a auxiliar Valéria de Azevedo Cruz, da UBS Cecapinha, esta ação aproximou ainda mais o profissional de saúde com seus pacientes.

“Achei muito especial receber aquela palavra amiga desejando coisas boas para a gente, que estamos aqui na luta em uma rotina tão intensa. Então, achei muito importante ter essa demonstração de carinho pelos pacientes”.

Protocolo de prevenção da COVID-19

Durante todo o andamento do projeto serão seguidas as orientações da OMS para prevenção da COVID-19, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos.

Edição da Semana
Edição da Semana
chamada_pdf.jpg
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga o Jornal A Cidade
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page