Barretos tem estado de emergência reconhecida pelo Governo do Estado
- Direção de Jornalismo
- há 4 dias
- 1 min de leitura

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, homologou por 180 dias o decreto do prefeito Odair Silva que declarou situação de emergência na Estância Turística de Barretos em razão da intensa chuva registrada no último dia 2.
De acordo com o Decreto nº 70.113, de 18 de novembro de 2025, cujos efeitos retroagem ao dia 3, “ficam os órgãos e entidades da Administração Pública estadual, dentro de suas respectivas atribuições, autorizados a prestar apoio à população das áreas afetadas daquele Município, mediante prévia articulação com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – CEPDEC”.
O prefeito Odair Silva agradeceu ao governador Tarcísio de Freitas pela homologação e destacou a importância da parceria. “Agradeço ao governador pela agilidade e sensibilidade com a nossa população. O apoio do Governo Estadual será fundamental para restabelecermos a normalidade, acelerarmos os reparos necessários e garantirmos mais segurança às famílias afetadas”, afirmou.
A íntegra da publicação pode ser consultada na edição desta quarta-feira, 19 de novembro, do Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Histórico
Na tarde de 2 de novembro, o município foi atingido por fortes ventos de até 58 km/h e por chuvas intensas, com precipitação de aproximadamente 75 mm em apenas 30 minutos. Diversos bairros foram afetados, com registros de alagamentos, inundações, quedas de árvores, de cabos energizados e de postes com transformadores. Escolas municipais também sofreram danos, tanto na área urbana quanto na rural. Além disso, várias casas foram invadidas pela enxurrada, deixando algumas famílias desalojadas.




Comentários