Eleita melhor dentista do mundo, Dra. Paula Ávila ministrou palestra no UNIFEB
A primeira palestra deste segundo semestre, organizada pelo NAC (Núcleo de Apoio Cultural) do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) teve uma convidada mais que especial, a Dra. Paula Ávila, renomada cirurgiã-dentista da cidade mineira de Uberaba.
O evento aconteceu na terça-feira, dia 14 de agosto, no campus da instituição, com a presença do reitor Prof. Dr. Ângelo Davis. Dra. Paula Ávila ministrou a palestra com o tema “Odontopediatria é um grande negócio” destinada aos alunos do curso de Odontologia.
Ela possui graduação em Odontologia, Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde (Odontopediatria) pela USP de Ribeirão Preto, além de especializações nas áreas de Odontopediatria, Saúde Coletiva, Ortodontia e Ortopedia funcional dos maxilares. Ela atua em suas especialidades no atendimento a pacientes e como gestora da Clínica Neo Odonto, também como coordenadora e professora do curso de Especialização em Odontopediatria pela FUNORTE Uberaba MG e é coordenadora e professora do curso de Aperfeiçoamento em Odontopediatria da APCD Franca.
A profissional também é idealizadora da Oca Odontologia, que oferece aprimoramento em cursos de capacitação para dentistas, auxiliares de saúde bucal e protéticos, com aulas presenciais e on-line em todas as áreas da Odontologia. Atualmente está cursando pós-doutorado e foi eleita melhor dentista do mundo em 2023 pela ONG Dentistas do Bem.
Em relação ao tema, Paula Ávila explica que abordou sobre o novo contexto da Odontopediatria levando em consideração que na Odontologia, além do profissional prezar pela excelência técnica e atendimento humanizado, ele também é um empreendedor.
“Busquei mostrar essa visão para a especialidade como um meio de mudança não só na vida das pessoas como na vida do próprio dentista”, disse a profissional.
Sobre a profissão, Dra. Paula Ávila lembra que existem muitas regiões do país com falta de cirurgiões-dentistas. “Acredito que mais do graduar novos profissionais precisamos também investir na formação humana destes futuros dentistas, implementando iniciativas como palestras sobre outras especialidades que eles podem investir na área, como o mercado de trabalho está atualmente, além da educação continuada permitindo que o profissional se destaque, sem esquecer da ética profissional, primordial na carreira”, enfatizou.
Ela também contou como foi receber o título de melhor dentista do mundo em 2023 pela ONG Dentistas do Bem. “Foi uma grande surpresa, mas também uma enorme responsabilidade. Este título abre a oportunidade de levar o nome da Odontologia, de falar sobre a profissão, que particularmente é algo que gosto muito. Acredito que me senti mais responsável também em relação ao voluntariado, porque aos poucos conseguimos transformar as coisas e também motivar e mobilizar mais pessoas a ajudarem em projetos sociais”, finalizou a Dra. Paula Ávila.
O evento também contou com a presença de professores do curso de Odontologia do UNIFEB, além da cirurgiã-dentista e representante do CRO (Conselho Regional de Odontologia) no Conselho Curador da FEB (Fundação Educacional de Barretos), Cláudia Martins de Lima.
Comentários