Parceria melhora a qualidade de vida das pessoas idosas com conhecimentos e empatia
Por meio de uma parceria entre a prefeitura de Barretos e a Faculdade de Medicina, Facisb, na última quarta-feira, 1º de novembro, aconteceu uma ação significativa no CCI Marília, uma troca valiosa entre as pessoas idosas e os futuros médicos.
A coordenadora do CCI Marília, Márcia Amêndola Gandolfo, ressaltou a relevância dessa parceria. “O CCI Marília recebe cerca de 85 pessoas mensalmente, número que aumenta em dezembro devido às novas matrículas. Essas ações especiais como as visitas dos alunos da Faculdade de Medicina são importantíssimas. Essa iniciativa humaniza o atendimento ao público desta faixa etária, que muitas vezes apresentam comorbidades, permitindo um cuidado mais individualizado”.
Márcia Gandolfo também destacou as atividades realizadas pelos alunos da Faculdade de Medicina. “Eles aferem a pressão, fornecem informações sobre doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e automedicação. Hoje foi a terceira visita realizada, abordaram doenças respiratórias, orientaram sobre o uso correto de bombas e esclareceram mitos e verdades. Esse conhecimento é crucial para as pessoas idosas, incentivando-os a buscar recursos para melhorar sua qualidade de vida”.
Antônio Coribuzato, aluno do 2º período de medicina da Facisb, enfatizou a importância de levar informações médicas a eles. “Nossa missão é esclarecer e quebrar os tabus relacionados à medicina. Hoje, abordamos o sistema respiratório, ensinando sobre a importância da respiração, o uso adequado da bomba de asma e técnicas para controlar a ansiedade. Essas ações não visam apenas informar, mas também promover o bem-estar emocional e físico dos idosos” ressaltou o futuro doutor.
Essa colaboração entre a prefeitura, o CCI Marília e os alunos de medicina cria um ambiente enriquecedor, beneficiando tanto as pessoas idosas quanto os estudantes, promovendo conhecimento, saúde e compreensão mútua.
O CCI Marília está localizado na rua 40, entre as avenidas 51 e 53, em frente a Escola Estadual Valois Scortecci. No espaço são ofertadas aos frequentadores atividades como ginástica com dança, alongamentos, artesanato, e diversas palestras e ações especiais, criando um ambiente acolhedor e estimulante para a comunidade +60. Onde podem aprender e socializar. Mais informações pelo telefone (17) 3612-2676.
Comments