top of page

Prefeita Paula Lemos lança programa Sorrindo Para o Futuro, que atenderá 29 CEMEIs

O objetivo é promover a saúde bucal para 5.400 crianças, entre 4 meses e 5 anos, da Educação Infantil


A prefeitura de Barretos realizou na última quarta-feira, 10, o lançamento oficial do programa Sorrindo para o Futuro. O objetivo da gestão, por meio do programa, é promover saúde bucal para crianças entre 4 meses e 5 anos de idade em 29 CEMEIs. Praticamente 600 profissionais estão envolvidos nessa ação.

“Este é um programa que trará frutos para além de nossa gestão. No futuro continuará promovendo resultados no sorriso e na saúde de nossas crianças, de nossos adultos do amanhã”, afirmou a prefeita Paula Lemos.

Ela enfatizou às gestoras das unidades escolares a importância delas, que continuarão à frente das escolas em próximas gestões, abraçarem a causa, conscientizarem os pais e as crianças, e atuarem para que esse programa nunca seja descontinuado.

A prefeita destacou a relevância da abordagem lúdica para conscientizar as crianças sobre saúde bucal e lembrou a grande importância dos cuidados com a saúde bucal, que acabam se refletindo em prevenção até para a saúde do coração.

“O resultado desse programa é daqui a 20 anos, quando essas crianças não tiverem banguelas”, afirmou Paula Lemos, fazendo referência ao momento marcante para ela em que, ainda vereadora, levou seu filho Francisco para ser atendido pela dentista Sílvia. Naquela ocasião, preocupada com o consumo crescente de açúcar pelos pequenos, Sílvia lhe disse que tinha o desejo de desenvolver uma ação para promover a saúde bucal de crianças e impedir que se viesse a ter uma geração com ‘banguelas’. Hoje esse projeto está sendo concretizado.

O projeto conta com execução por Sílvia Miranda e coordenação de Thaisa Theodoro, profissionais de odontologia. Silvia ressaltou que foi dado o primeiro passo para a realização de um grande sonho.

“Hoje estamos aqui para mudar essa realidade na vida de nossas crianças”, afirmou. A profissional destacou que 17% das crianças têm cárie no primeiro ano de vida e reforçou que para fazer prevenção é necessário entrar em ação na faixa etária que esse programa pretende atingir, pois quando se começa o acompanhamento somente aos 6 anos, elas já chegam à cadeira do dentista com problemas.

Ela lembrou que, iniciando acompanhamento logo cedo, o programa visa prevenir cáries, mas também problemas nas gengivas, má-oclusão e alteração na fala.

“Para prevenir a dengue tem que ir atrás do Aedes. Para prevenir cárie, temos que mexer com o açúcar. Crianças de até 2 anos não devem consumir açúcar. Essa é uma das ações de conscientização que o programa visa propor e levar até os pais. Para evitar os problemas de má-oclusão e na fala, entra em ação uma árvore em que, de forma lúdica, as crianças poderão pendurar e se despedir de suas chupetas”.

Parceria

Educação e Saúde

“Esta é mais uma atividade extremamente relevante para nossa Educação. Estamos oficialmente lançando a parceria entre Educação e Saúde para prevenção da saúde bucal de nossas crianças”, afirmou a secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos.

O secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa, destacou a humanização possibilitada pelo programa. “Saúde Para o Futuro conta com o incentivo da nossa líder do executivo buscando tratar todas as crianças como ela trata a saúde bucal do filho”, enfatizou o secretário. Ele lembrou que o resultado do programa vai ser a longo prazo e elogiou a promoção do trabalho integrado entre secretarias que a gestão municipal promove.

A coordenadora do programa, Thaisa Theodoro, agradeceu aos gestores municipais pelo compromisso com essa iniciativa. “Esse programa vai fazer a diferença na vida das crianças e colher muitos sorrisos para o futuro”, afirmou.



Edição da Semana
Edição da Semana
chamada_pdf.jpg
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga o Jornal A Cidade
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page