Prefeitura apresenta Programa Bem Cuidar
A prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, apresentou na última segunda-feira, 19, o Programa Bem Cuidar.
Voltado à erradicação do trabalho infantil e promoção de instrumentos para que os beneficiários deixem a condição de vulnerabilidade social, o Bem Cuidar é lançado em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Educação e com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).
A prefeita Paula Lemos enfatizou o intuito de transformar realidades que há no programa. “Estamos lançando esse programa às vésperas do Natal e vamos colher muitos frutos daqui um ano, com nossas crianças inseridas na escola, no esporte, no Cemart. Em vez de estarem na condição atual, estarão inseridas no esporte, teatro, terão a oportunidade de estar onde quiserem estar”, afirmou.
Paula Lemos destacou que o programa, pensado pela equipe barretense, visa viabilizar a essa população vulnerável a perspectiva de melhoria na vida. “Não se trata apenas de dar o peixe, mas também de ensinar a pescar”, observou, mencionando que o programa proporcionará bolsas atreladas à oferta de qualificação.
A presença nos cursos de qualificação, assim como em atividades de fortalecimento de vínculo do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e na escola estão entre os requisitos para a manutenção das bolsas.
Vitória Saretta, secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, lembrou que quando apresentou a ideia desse programa, Paula Lemos abraçou a iniciativa de imediato. A secretária destacou que preferia que esse programa não precisasse ser lançado, mas que, como a situação é uma realidade, essas crianças e adolescentes precisam ser cuidados.
“O Bem Cuidar é um programa inovador, que abarca crianças que não conseguem realizar os seus desejos. Foi pensado um programa em que a criança terá uma bolsa e os pais terão a oportunidade de desenvolver um trabalho, que será por 4 dias. No quinto dia da semana, vão se profissionalizar”, destacou. Vitória Saretta reforçou o trabalho em conjunto como elemento que torna a atual gestão diferenciada e reiterou os agradecimentos à prefeita por ter viabilizado o progresso desse programa.
A secretária de Educação, Jéssica Maria dos Santos, ressaltou sua alegria por, desde o início desta gestão, ser desenvolvido esse estilo de trabalho que preconiza a parceria entre as pastas.
“Somente assim, de mãos dadas e com essa disponibilidade imensa que nossa prefeita tem, que as crianças e jovens barretenses estarão em uma rede de segurança e de proteção”, afirmou.
Adélia Bueno, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, observou que cuidar da criança é cuidar do futuro de Barretos. “O desenvolvimento econômico chega em um outro momento para essa comunidade, que hoje ainda é criança, mas que tem que ser bem cuidada. Assim a gente espera que o futuro de Barretos seja coroado com muito sucesso”, ressaltou.
O ouvidor do município, Danilo Mendes, considerou muito importante esse olhar da administração com os jovens barretenses. “Uma inovação para o nosso município, que vai fazer muito bem, principalmente para essas pessoas que estão em caráter de vulnerabilidade”, pontuou.
A consultora de atendimento do CIEE, Laura Martins, agradeceu a oportunidade de confiança no trabalho da entidade. “Que em 2023 a gente possa fazer um trabalho conjunto em prol do jovem no mercado de trabalho, profissionalizando esses jovens para o futuro”, afirmou. O secretário de Cultura, Rogério Teodósio, também esteve presente na cerimônia.
Três pilares
O Bem Cuidar está fundamentado em três importantes pilares: transferência de renda para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, oportunizar a inserção no mercado formal de trabalho de jovens de 16 e 17 anos e oportunizar inclusão no mercado de trabalho formal para adultos.
Comments