top of page

“Projeto Retrate” facilita diagnóstico do câncer de pele em cabine montada no North Shopping


No Brasil, o câncer de pele é o mais frequente entre todos os tipos da doença. Segundo estimativas do INCA (Instituto Nacional de Câncer), entre 2023 e 2025 são esperados 705 mil novos casos de câncer no país por ano, dos quais 31,3% devem ser de pele não melanoma, o que corresponde a pouco mais de 220 mil novos casos.

Quanto ao câncer de pele melanoma, o número de casos novos estimados é de quase 9 mil por ano, mas, apesar de ser menos comum, merece atenção, pois é considerado um tipo mais grave da doença, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (que é disseminação do câncer para outros órgãos) e alto índice de mortalidade quando diagnosticado tardiamente.

De modo geral, o prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom quando há detecção em sua fase inicial. Por isso, estratégias de prevenção e diagnóstico precoce devem ser prioritárias.

Diante desse cenário, o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital de Amor desenvolveu um projeto pioneiro, intitulado “Projeto Retrate”, que foi selecionado e recebeu o fomento do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica – PRONON, implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos no campo da oncologia.

A proposta foi criar uma cabine de autoatendimento que ficará à disposição do público em locais de grande circulação, facilitando o acesso à uma avaliação primária, além de um aplicativo que possibilita o envio de fotos de lesões suspeitas, que serão avaliadas pelos especialistas da instituição.

A partir desta quinta-feira, 20 de julho, durante nove meses, a cabine ficará instalada no North Shopping Barretos. Nesse período, o equipamento coletará informações dos usuários, como dados cadastrais e imagens, que serão enviados diretamente para o HA.

Com essas informações em mãos, um laudo será gerado e, no caso de lesões suspeitas, esse usuário será convocado com prioridade para análise mais precisa com um médico especialista.

A cabine e o aplicativo para dispositivos móveis contam também com experiências que visam proporcionar o aprendizado da população sobre como prevenir o câncer de pele, como identificar possíveis melanomas e também sobre a importância do uso do filtro solar.

O projeto, que está sob responsabilidade do Dr. Vinicius de Lima Vazquez, cirurgião oncológico do HA e Diretor Executivo do IEP; da Dra. Vanessa D´Andretta Tanaka, dermatologista do HA; e da Dra. Raquel Descie Veraldi Leite, fisioterapeuta e doutora em Oncologia pelo HA, prevê, ainda, equipar todas as Unidades Básicas de Saúde do município com dermatoscópios, expandindo o projeto de teledermatologia da instituição, com o intuito de tornar mais eficiente a comunicação entre os profissionais da Atenção Básica de Saúde e a equipe do departamento de Prevenção do HA.

Além disso, profissionais de estética e cuidados corporais, que têm contato visual com o corpo de seus clientes e que atuam na cidade, incluindo cabeleireiros, massagistas, esteticistas, tatuadores, podólogos, estão sendo capacitados e certificados como parceiros do projeto, com objetivo de expandir a cobertura do projeto de prevenção.

Segundo a Dra. Raquel Veraldi Leite, “levar conhecimento faz com que os cidadãos se tornem autônomos na questão de tomar as próprias decisões em relação a sua própria saúde, de sua família e comunidade. O diagnóstico é crucial e aumenta as chances de um tratamento mais efetivo, uma melhor recuperação e uma maior qualidade de vida”, reforçou.

A pesquisadora esclareceu, ainda, que após os meses de consolidação e validação do projeto em Barretos, a cabine deverá se tornar um projeto itinerante e pode ser expandido não apenas para região, mas também para demais localidades do país.

Comentarios


Edição da Semana
Edição da Semana
chamada_pdf.jpg
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga o Jornal A Cidade
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page